quinta-feira, 2 de outubro de 2014

O MEU DESAFIO DE FAZER 2 TRAILS COM 12 HORAS DE INTERVALO by Manuel Rodrigues

Tinha-me inscrito para o Trail Noturno Lagoa de Óbidos, já há bastante tempo, quando surgiu a divulgação da realização da meia maratona extreme de Ponte de Lousa.

Como moro perto e conheço relativamente bem a zona de Ponte de Lousa, fiquei com vontade de participar na primeira edição desta corrida de trail, mas como estava inscrito para Óbidos, coloquei a ideia de parte.

Passados alguns dias e como não me tinha esquecido da prova, comecei a pensar que seria um bom desafio fazer duas corridas de ”trail” separadas por 12 horas e assim inscrevi-me na prova e comecei a preparar-me mentalmente para ultrapassar este desafio original.

Chegado ao dia 2 de Agosto, lá estava eu às 8 horas para levantar o dorsal em Ponte de Lousa, o que aconteceu após alguma demora e que acabou por implicar o atraso do início da prova em cerca de 15 minutos.

O tiro de partida foi dado e os cerca de 250 atletas lançaram-se ao caminho, que após uma passagem pelas ruas da localidade, começamos a subir durante cerca de 2 quilómetros, o que acabou por começar logo a fazer a seleção natural entre os participantes.

Eu opei por uma toada com alguma calma, porque sabia que não devia abusar do esforço, já que na prova da noite não queria sofrer muito. Ainda assim fui ganhando muitas posições e na altura em que houve a separação para o percurso mais pequeno dos 9 km, acabei por me juntar a 2 companheiros, que seguiam com um bom ritmo e acabámos por fazer a maior parte do percurso em conjunto, sempre a ultrapassar os que tinham iniciado “a todo o gás” e entretanto começavam a fraquejar.

No ponto mais alto, o cabeço de Montachique, parei para tirar uma foto e acabei por me atrasar um pouco, o que fez com que tivesse perdido a companhia, mas como dali para a frente era praticamente sempre a descer até à meta, optei por seguir no meu ritmo sem acelerar muito.

No final e numa prova que não tinha escalões, acabei os 21 quilómetros em 2h06m34s, na 31ª posição entre os 139 que terminaram a prova.

Com a primeira prova do dia superada, ainda tinha muita coisa para fazer pela frente e tinha que gerir muito bem o tempo disponível.

Entretanto e antes de me deslocar para Óbidos, almocei com a família, passei pela coletividade, onde sou responsável pela escola de ciclismo, carreguei a carrinha, preparei o material e levei os atletas da equipa de cadetes, para participarem no primeiro circuito de ciclismo da Chamboeira.

Sem comentários:

Enviar um comentário